Pergunta que eu respondo: Conselho Tutelar notícia da prática de crime contra criança ou adolescente

Olá sou conselheiro tutelar que deve ser feito quando chega ao Conselho Tutelar notícia da prática de crime contra criança ou adolescente?

pergunte e responderemosQuando o Conselho Tutelar receba a notícia da prática, em tese, de crime contra criança ou adolescente, deve ele levar o caso imediatamente ao Ministério Público (cf. art. 136, inciso IV, do ECA), sem prejuízo de se prontificar a aplicar, desde logo, medidas de proteção à criança ou adolescente vítima, bem como realizar um trabalho de orientação aos seus pais ou responsável.

A avaliação acerca da efetiva caracterização ou não do crime cabe ao representante do Ministério Público, após a devida investigação do fato pela autoridade policial. A propósito, o Conselho Tutelar não é órgão de segurança pública, e não lhe cabe a realização do trabalho de investigação policial, substituindo o papel da polícia civil.

O que pode ser feito pelos conselheiros é se prontificar a auxiliar a autoridade policial no acionamento de determinados serviços municipais que podem intervir desde logo (como psicólogos e assistentes sociais com atuação junto aos CREAS/CRAS, CAPs e outros serviços públicos municipais), inclusive para evitar a “revitimização” da criança ou adolescente, quando da coleta de provas sobre o ocorrido.


Curta a página oficial Canal Conselho Tutelar no facebook e indique para seus amigos e familiares.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*