Medidas para prevenir o abuso sexual e proteger a criança devem ser aplicadas precocemente, em razão do abuso sexual poder ocorrer desde os primeiros anos de vida.
O que os pais devem fazer para prevenir o abuso sexual e proteger seus filhos:
- Estar bem informados sobre a realidade do abuso sexual contra crianças.
- Ouvir seus filhos e acreditar neles por mais absurdo que pareça o que estão contando.
- Dispor de tempo para seu filho e dar-lhe atenção.
- Saber com quem seu filho está ficando nos momentos de lazer. Conhecer seus colegas e os pais deles.
- Procurar informar-se sobre o que sabem e como lidam com a questão da violência e do abuso sexual os responsáveis pela creche, pela escola, pelos programas de férias. Faça o mesmo com seu pediatra, o conselheiro religioso, a empregada e a babá.
- Antes de tudo, falar com seu filho ou sua filha e lembrar-se que o abuso sexual pode ocorrer ainda nos primeiros anos da infância.
O papel da família / comunidade
- A criança não é um adulto em miniatura. Há que respeitar a sua idade e o seu pudor.
- É importante que os pais se informem sobre o despertar da sexualidade na criança, saibam ouvir os filhos/as e conversar, quando surgem acontecimentos propícios, sobre o funcionamento do corpo bem como explicar-lhe o direito ao respeito e à proteção por parte dos adultos.
- Os pais devem desenvolver novas solidariedades
- conhecer os/as vizinhos/as e sentir responsabilidade pelos/as filhos(as) dos/as amigos(as).
- Devem fazer com as crianças listas de pessoas em que possam confiar em situações de risco: um agente da polícia, o/a professor/a, os pais de um vizinho, um comerciante, etc:
- Os pais devem colaborar com a escola, participando de uma maneira ativa em atividades, atuações e programas relacionados com esta temática.
- Toda a comunidade deve colaborar em atividades que ensinem as crianças a entre ajudar-se e a sentir responsabilidade pelos mais novos.
Curta a página oficial Canal Conselho Tutelar no facebook e indique para seus amigos e familiares.
Deixe uma resposta