O que é Pedófilo?

Pedofilia é o termo utilizado para descrever a atração sexual de uma pessoa adulta por crianças pré-púberes ou no início da puberdade, constituindo um desvio sexual, que pode ser colocado em prática por meio de qualquer forma de abuso sexual. Aliás, ainda que não tenha ocorrido contato físico, caracteriza o crime o ato de se produzir, divulgar ou ter consigo material pornográfico expondo crianças e adolescentes.

O interesse sexual do pedófilo é primaria ou exclusivamente por crianças, constituindo um desejo contínuo e duradouro, vez que possui intensa atração e fantasias sexuais por pessoas menores de idade, sendo que muitas vezes, decide realizar seus desejos, praticando o crime de abuso sexual contra crianças.

Contudo, o pedófilo não é um louco, pois tem plena consciência de tudo o que faz, sabe perfeitamente da ilicitude de seus atos, tanto que procura cometer seus crimes longe dos olhos de terceiros ou interrompe suas ações ao constatar a aproximação de outras pessoas.

É importante deixar claro que não existe um perfil característico para o pedófilo, podendo ser qualquer pessoa da sociedade, e de qualquer classe social e grau de instrução, sendo comum aos pedófilos a escolha por profissões e certos tipos de trabalho que lhes possibilitem melhor e maior acesso a crianças, tais como professores, técnicos, médicos, guardas de escolas, e até mesmo psicólogos e psiquiatras.

Os pedófilos geralmente gozam de excelente reputação na sociedade, podendo ser considerados pessoas acima de qualquer suspeita, possuindo forma de agir muito semelhantes, pois tentam conquistar a simpatia e a confiança das vítimas, atraindo-as com doces, jogos, brincadeiras e pequenas quantias em dinheiro, tentando fazer da vítima uma espécie de “cúmplice”, por ter aceitado a oferta, estratégia usada para impedi-la de denunciá-lo.

Referência Bibliográfica:  Cartilha da Campanha Contra o Abuso Sexual e  Pedofilia. Ministério Publico do Mato Grosso

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*